sexta-feira, outubro 07, 2011

Movie - I am Legend

Hoje arrumei um tempo e vi um filme que já queria ver a um bom tempo. I am Legend (Eu sou a Lenda) não trata sobre zumbis, mas de uma época onde as pessoas foram infectadas por um vírus, que as tornam agressivas e reagentes ao sol. Apesar de não ser sobre zumbis, o filme dá umas dicas legais do que fazer quando você for o único ser humano em um raio de quilômetros.





A lenda é o próprio Tenente Coronel Dr. Robert Neville (Will Smith), sobrevivente, único humano imune ao vírus na cidade de New York e fã de Bob Marley. Antes do caos, Robert já era “the man”, foi capa da revista Times e grande esperança da humanidade para reverter os efeitos gerados por um vírus utilizado para curar o câncer, criado três anos antes do estabelecimento da quarentena militar. Ao ser decretado o isolamento da cidade, Neville resolve ficar na cidade para tentar encontrar a cura, porém nada ocorre como o esperado e ele passa a travar uma batalha solitária contra os infectados em busca da solução.

Mas quais são as dicas? O que podemos aprender com I am Legend?

Neville utiliza de uma organização impressionante. Ele controla os dias pelos horários do nascer do sol, o que para ele é crucial, já que os infectados não podem caminhar durante o dia. Claro que isso em um apocalipse zumbi clássico pode não ser relevante, já que eles caminham em qualquer horário. Mas a dica aqui é o conhecimento dos hábitos de seu inimigo. Conheça, analise, pense, procure soluções e possíveis problemas relacionados aos hábitos dos seres, antes de se aventurar a enfrentá-los. Dr. Robert Neville fez isso muito bem, aumentando extremamente as chances de sobreviver.

Controle o tempo: Falta pouco para você ficar vulnerável; vá logo para o esconderijo 

Outro ponto a favor do Tenente Coronel é que ele conhece o território onde está, o que possibilita a instalação de inúmeras armadilhas. Conhecer o território é crucial para sua sobrevivência. Saiba onde fica os principais pontos do local, como um lago, um riacho, uma montanha, ou caso você esteja em uma cidade, onde estão os suprimentos, possíveis novas moradias e armamento.

Conhecendo o local, monte suas armadilhas para facilitar os objetivos

Defesa também é fundamental. Estabelecer um local seguro para passar a noite pode salvar sua vida, além de ser, talvez, o único ponto onde você poderá relaxar por um segundo, curar um ferimento ou pensar em uma nova táctica. O personagem de Will Smtih faz isso com primazia ao estabelecer uma verdadeira fortaleza em sua residência, além de criar um perímetro onde foram instaladas bombas acionadas por controle remoto, para o caso de ser descoberto.

Monte sua fortaleza: Feche todos os dias portas e janelas.


Isso leva a outra dica: Não deixe o inimigo saber onde você se esconde. Isso pode salvar sua noite de sono e recuperar sua energia. No filme, como Neville tem um ótimo controle do tempo, ele nunca deixa os inimigos o seguirem. Mas caso ele esteja na rua ao anoitecer (ou seja, no seu momento mais vulnerável), vale a pena se arriscar e andar até o amanhecer para retornar ao lar. Pense na quantidade de energia necessária para montar um novo esconderijo. Isso se você tiver essa oportunidade, já que a descoberta de seu local pode ser o fim.

Bom, por fim, a última dica do I am Legend é: tenha sangue frio. Caso seu melhor amigo seja infectado, não hesite em sacrificá-lo. É triste, mas é necessário.

Como sempre, há outras dicas interessantes ao longo do filme. Vale a pena ver, apesar de o filme em si ser fraco.
Aprendizado para sobrevivência: 08/10
Qualidade do filme: 06/10
Avaliação Geral: 7/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário