domingo, outubro 09, 2011

Táticas de defesa: Imitação

Vemos muitos filmes, séries, HQ e Games sobre zumbis, e uma das coisas que eles têm em comum é a imitação dos mortos como forma de andar entre eles. Muitas vezes uma maneira de se alcançar algum ponto desejado, ou apenas fugir para um local mais seguro. Mas será que isso funcionaria mesmo? Seria eficiente? Neste post vamos debater essas questões.

Primeiramente a minha pergunta é: porque você deseja caminhar pelo meio de uma horda faminta de mortos-vivos? Pense bem antes de dar um passo, avalie se realmente é necessário chegar a algum lugar e se a recompensa vale os riscos. Talvez você esteja cercado, sem algum outro ponto de fuga e essa seja a melhor saída; ou você precise inevitavelmente pegar alguma sacola com armas, ou um pouco de gasolina, mas fora essa causa evite se misturar com os seres.

Quando debatemos alguns aspectossociológicos dos zumbis consideramos que eles têm uma capacidade deaprendizagem considerável. Considerando essa aprendizagem, não imagine que eles irão ser enganados por muito tempo. Mesmo que você consiga se disfarçar, em algum momento eles notarão a diferença e você será presa fácil ao lado de 100, 50 ou até mesmo 3 zumbis em estado de decomposição inicial.

Diversas séries e filmes mostram essas ações. Shaun of the Dead e The Walking Dead apresentam isso. E nunca dá certo.



Ainda não está muito claro nos diversos debates como os Zumbis fazem para identificar os humanos. Talvez os cheiros, talvez os sons, talvez o aumento da temperatura corporal. O certo é que tentar se sujar de sangue, caminhar torto e produzir ruídos incompreensíveis não adiantam como tática de defesa.

Outra questão a considerar: Pense que você não tem um sangue tão frio a ponto de caminhar entre os mortos e não transpirar, ou ficar nervoso e aumentar consideravelmente o ritmo da batida de seu coração. Como ainda não sabemos as formas de identificação por parte dos seres, não vale a pena o risco.

Por fim, essa tática de defesa ainda gera um grave risco: o de você ser confundido e morto por um ser não infectado. Lembre-se sempre que quando o apocalipse zumbi iniciar, todos estarão com os nervos a flor da pele, com dedos no gatilho e prontos a matar tudo e a todos sem hesitar. Você não terá muito tempo para explicar os motivos pelos quais se disfarçou de zumbi.

Recomendo a leitura do post aqui nozombieway onde indicamos a melhor forma de sobreviver ao ataque zumbi (ainda hoje, o melhor tutorial de sobrevivência de toda a web). Seguindo aquelas dicas você estará muito mais apto a sobreviver. Uma pessoa que saibe dominar uma arma de grosso calibre terá muito mais chances que um bom ator.

P.s: No fantástico Zombieland, jácomentado aqui no blog, Bill Muray utiliza dessa técnica. Veja no vídeo abaixo



Nenhum comentário:

Postar um comentário